Tratamentos Capilares

Dermatologia capilar

Microagulhamento & Drug Delivery

O microagulhamento consiste em inúmeras perfurações realizadas no couro cabeludo previamente anestesiado. O objetivo é estimular o local a produzir novos fios. A técnica também auxilia e potencializa a absorção dos cremes e loções que são aplicadas durante e após o tratamento, conhecido como drug delivery. Mas de que forma o microagulhamento contribui para estimular o crescimento dos cabelos? O segredo está no trauma causado pela agulha, que resulta em uma vascularização (formação de vasos sanguíneos) no couro cabeludo. Após a realização do procedimento o resultado pode ser potencializado quando o paciente é submetido ao tratamento com feixes de luz vermelha e infravermelha (LED). Resultado: cabelos mais fortes e mais bonitos! Se a queda de cabelo é um assunto que não sai da sua cabeça, converse com o seu médico sobre este tratamento!

capilar

Adeus Cabelos Brancos

A Catalase Plus é uma potente enzima antioxidante que promove e recupera a cor original do cabelo e a repigmentação da pele. Sua principal atividade está na neutralização de peróxidos, ou seja, transformar peróxidos em água e hidrogênio. As pesquisas mostram que o cabelo grisalho é causado por um acúmulo excessivo de água oxigenada no corpo, e se encontra em altas concentrações no folículo e na epiderme.

adeus cabelos brancos

Cílios Longos

É um novo tratamento para quem tem poucos pelos. Uma solução tópica usada para crescimento no tamanho e escurecimento de cílios. Deve ser utilizado apenas com prescrição médica.

cílios longos

Imuno Terapia (Difenciprona)

É um hipersensibilizante cutâneo usado como tratamento em imunoterapia tópica principalmente em alopécia areata universal, entre outras, e em verrugas reocorrentes de origem viral. A difenciprona tem sido usada em diversos tipos de alopécia incluindo aerata, totalis e universalis com diferentes resultados em adultos e crianças. Os resultados podem ser observados em oito semanas e a duração depende de cada caso.

Fotobioestimulação

Reestrutura as funções das células tronco do bulbo capilar estimulando a divisão celular, com excelentes resultados também para o tratamento das alopécias, dermatites em geral do couro cabeludo e pós-operatório de transplante capilar (efeito anti-inflamatório).

Laser diodo de baixa potência que age ativando e prolongando a fase de crescimento capilar, promovendo vasodilatação, aumentando o fluxo de oxigênio e o aporte de nutrientes ao bulbo capilar. Também tem efeito antioxidante e anti-inflamatório.

fotobiostimulação capilar

Low Light Laser Therapy

Laser diodo de baixa potência que age ativando e prolongando a fase de crescimento capilar, promovendo vasodilatação, aumentando o fluxo de oxigênio e o aporte de nutrientes ao bulbo capilar. Também tem efeito antioxidante e anti-inflamatório.

Protocolo de estímulo capilar com Radiofrequência Microagulhada

Este protocolo idealizado pela Dra Débora Cadore equipe consiste na união de diferentes tratamentos como e tecnologias que juntas promovem o recrescimento capilar.

O tratamento inicia com a limpeza e anestesia do couro cabeludo.

Logo após, inicia-se a radiofrequência microagulhada. Técnica realizada com aparelho que possui uma ponteira individualizada, na qual 91 agulhas banhadas ouro penetram no couro cabeludo de forma automatizada e liberam a energia da radiofrequência numa profundidade de 1 a 1,5 mm. O trauma causado pela agulha e a energia da radiofrequência resultam em uma neovascularização (formação de vasos sanguíneos), ativação de células tronco do folículo piloso e superexpressão de genes relacionados ao recrescimento capilar. O procedimento gera um extravasamento de sangue com liberação de fatores de crescimento que, por sua vez, estimulam os queratinócitos e fibroblastos e, consequentemente, o crescimento capilar.

A radiofrequência microagulhada aumenta a absorção de medicamentos que são aplicadas durante e após o tratamento – técnica conhecida como drug delivery.

Após realizada a radiofrequência microagulhada e o drug delivery, o paciente é submetido ao tratamento com LED azul, vermelho e amarelo e Laser de baixa potência 606 e 808 nm que penetram no couro cabeludo e ativam as células tronco capilares, a expressão de genes relacionados ao recrescimento capilar, e promovem dilatação vascular resultando no prolongamento da fase de crescimento dos fios e aumento na espessura dos mesmos.

Resultado: cabelos mais fortes e mais bonitos!

Microagulhamento capilar

Mesoterapia (Intradermoterapia)

Novidade que tem ganhado adeptos no tratamento da queda de cabelo é a chamada mesoterapia, que utiliza-se da injeção de determinadas substâncias diretamente no couro cabeludo.

Tricograma

É um exame especializado para o estudo e diagnóstico dos casos de queda de cabelos. Nesse exame através da observação ao microscópio é realizada a classificação dos tipos e das fases de crescimento dos cabelos, assim como a sua contagem diferencial.

tricograma

Fototricograma

Um exame dinâmico que avalia a velocidade de crescimento capilar e ainda determina a proporção das diferentes fases do cabelo. Diferente do tricograma clássico, não necessita remover os fios de cabelo, muito menos arrancá-los. Apenas uma foto microscópica é realizada dois ou três dias após os cabelos terem sido raspados.

Fototricograma capilar

Tricoscopia

Um exame rápido, não invasivo e indolor feito no consultório dermatológico com o uso de um fotovideodermatoscópio com o objetivo de estudar o couro cabeludo e a haste capilar. Com aumentos de 20 a 70 vezes, permite o estudo microscópico das hastes pilosas e do couro cabeludo, com e sem luz polarizada.

tricoscopia

Análise dos Cabelos Perdidos Espontaneamente

Análise médica dos cabelos perdidos espontaneamente durante o dia a dia. O médico avalia em que fase do ciclo capilar estão os cabelos perdidos.

Diário da Queda Capilar

Consiste na avaliação médica das anotações da quantidade de cabelos perdidos espontaneamente durante as atividades do dia a dia do paciente.

Microscopia Óptica Polarizada

Fundamental no diagnóstico de problemas que atingem a haste (fio) capilar, ou causas que levem à sua quebra, como danos por agentes químicos (colorações, relaxamentos), traumas na escovação, problemas genéticos e infecções. Avalia a qualidade dos fios, que são colhidos através do teste de “tração capilar”.

Microscopia polarizada

Protocolo de recrescimento capilar com Infiltração Robótica

Este sistema de drug delivery consiste na infusão de princípios ativos no couro cabeludo com precisão digital na sua profundidade e quantidade de medicamento utilizado. O tratamento inicia com a limpeza e bloqueio anestésico do couro cabeludo. A ponteira do equipamento possui 9 agulhas que para realizar o microagulhamento e infundir a medicação.

O trauma causado pelas agulhas resulta em neovascularização (formação de vasos sanguíneos), ativação de células tronco do folículo piloso e superexpressão de genes relacionados ao recrescimento capilar. Ocorre extravasamento de sangue, visível na superfície da pele, que gera liberação de fatores de crescimento, os quais estimulam os queratinócitos e fibroblastos e, consequentemente o crescimento capilar desejado.

Para finalizar o protocolo, potencializamos o resultado do procedimento com a realização de LED azul, vermelho e amarelo e Laser de baixa pontência 606 e 808 nm no couro cabeludo, tecnologias que, ativam as células tronco dos cabelos, a expressão de genes relacionados ao recrescimento capilar, promovem dilatação vascular, e, consequentemente, prolongam a fase de crescimento dos fios e aumentam o a sua espessura.

Resultado: cabelos mais fortes e mais bonitos!

Fototerapia UVB Narrow Band

Uma alternativa de tratamento seguro para psoríase, dermatite seborreica, liquen plano pilar e alopecia fibrosante frontal.

UVB Narrow Band é uma tecnologia que utiliza a luz UVB de banda estreita com comprimento de onda entre 311-315nm. A luz é emitida diretamente nas regiões a serem tratadas, sendo assim um tratamento localizado e que atua apenas nas áreas acometidas.

O tratamento é realizado por sessões de exposição à luz UVB. Cada sessão dura poucos minutos e a dose de UVB é aumentada gradualmente.

Como é a aplicação? Dói?

O procedimento é realizado pela equipe de enfermagem, é indolor e não há necessidade de nenhum tipo de anestésico. Alguns pacientes podem sentir apenas um leve desconforto nas áreas tratadas após algumas horas, mas é um procedimento muito bem tolerado. Após o procedimento a pele pode ficar um pouco avermelhada, mas estes efeitos são transitórios.

Quantas aplicações são necessárias?

O protocolo de tratamento completo consiste em vinte e quatro sessões, sendo a frequência ideal duas vezes na semana. No entanto, o número de sessões pode variar de acordo com a resposta individual de cada paciente.

Mesoterapia Capilar

A mesoterapia capilar é uma técnica moderna, que consiste na aplicação de medicamentos e princípios ativos consagrados no couro cabeludo.

As substâncias injetadas estimulam os folículos de várias maneiras diferentes. Aumenta a circulação sanguínea, aumenta o tempo de fase anágena do fio, inibe a enzima 5-alfa-redutase e promove uma melhora lenta e gradual da cabeleira.

Por serem aplicadas diretamente no couro cabeludo, os resultados são potencializados e já visíveis depois da terceira sessão (dependendo de cada caso). Outros fatores que influenciam são o diagnóstico (obviamente), os cuidados prévios e a disciplina com o tratamento prescrito para domicílio.