Blog

Assine nossos posts.

Queda de cabelo: conheça causas e tratamentos

Queda de cabelo: conheça causas e tratamentos

A queda de cabelo afeta homens e mulheres de todo o mundo e é uma queixa muito comum nos consultórios médicos. Embora possa atingir outros locais do corpo, o couro cabeludo é a região mais afetada. As causas para a queda dos fios variam, como veremos a seguir.

Causas possíveis

Entre as principais causas estão a deficiência de vitaminas – ou seja, a alimentação também está muito ligada à saúde dos seus fios de cabelo –  ansiedade e stress. A tendência genética certamente também é um fator de peso quando se fala de queda de cabelo, principalmente em relação aos homens, que são mais atingidos pela alopécia androgenética.

Além disso, existem algumas doenças auto imunes responsáveis pela perda de cabelos. Procedimentos químicos excessivos, como tintas, descolorantes e alisamentos, também podem prejudicar a saúde dos fios e do couro cabeludo.

Cuidados para combater a queda

Existem alguns cuidados simples de serem tomados que podem ajudar a manter uma boa saúde dos fios de cabelo, como uma alimentação saudável e rica em nutrientes, ter boas noites de sono, evitar procedimentos químicos excessivos e evitar o consumo de cigarros.

Tipos de queda

Existem as alopécias não cicatriciais, que são reversíveis, como a alopécia areata e o eflúvio telógeno (queda intensa de cabelos que estão na fase telógena, que pode ser motivada por causas como pós-parto, doenças e febre alta), além da alopécia androgenética no início do quadro.

Além dessas, há as alopecias cicatriciais, ou seja, aquelas capazes de formarem uma cicatriz no couro cabeludo que impede o recrescimento dos fios quando eles são acometidos por estas doenças. Exemplos: líquen plano pilar e alopécia fibrosante frontal. O tratamento destas condições é importantíssimo pois é a única forma de evitar que estas doenças afetem os fios não acometidos.

Tratamentos existentes

Primeiramente, a pessoa que manifestar algum sintoma de perda de cabelo e desejar saber mais a respeito, tanto pela questão estética como da saúde, deve realizar uma consulta clínica com médico dermatologista para a identificação do tipo e possíveis causas do problema.

Para realizar um diagnóstico mais preciso, a Dermatológica Clínica conta com os seguintes tipos de avaliação: tricograma, tricoscopia, exame de luz polarizada da haste do cabelo e biópsia do couro cabeludo.

Após a identificação da causa da queda, existem diferentes opções de tratamento: laser capilar, intradermoterapia, radiofrequência microagulhada e UVB Narrow band, além dos tratamentos clínicos que devem ser realizados em casa.

Gostaria de saber mais sobre a queda de cabelo e os tratamentos existentes? Marque uma consulta conosco para avaliarmos seu caso e indicarmos o caminho mais adequado para você!

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da Clínica Dermatológica