O melasma, comumente chamado de manchas na pele, são aquelas marcas escuras que surgem no corpo, especialmente em áreas expostas ao sol como a face e tronco anterior. Mas se engana quem pensa que ele é o único causador das temíveis manchas na pele. Apesar do sol ser nossa principal preocupação, outros responsáveis pelo surgimento de manchas podem estar onde menos se espera – e até “dentro” de nós!

 

Existem três variações do melasma: o epidérmico, o dérmico e o misto. Eles se diferenciam pela quantidade de pigmentos que formam a mancha presentes em diferentes camadas da pele. Para descobrir qual o seu caso é necessário uma consulta com um dermatologista, assim você poderá descobrir quais fatores estão favorecendo o surgimento do melasma e qual a melhor maneira de combatê-lo.

 

Ficou curioso(a) sobre o que pode causar manchas na sua pele? Conheça abaixo os 5 principais fatores:

 

5 principais causas de manchas na pele

1. Luz visível

Todo objeto que emite luz, como lâmpadas, computadores, tablets ou smartphones ou o próprio sol, estão irradiando uma energia. Apesar de não ser agressiva como o sol, essa luz interage com a pele e provoca transformações na mesma.

2. Infravermelho

A radiação infravermelha vai mais a fundo na pele e atinge a camada que produz o colágeno. Ao contrário da luz visível, o infravermelho não é visto a olho nu mas é produzido por tudo aquilo que gera calor – inclusive eletrodomésticos.

3. Hormônios

O melasma é mais habitual entre as mulheres, e isso está relacionado à produção hormonal delas, mas também há ocorrência entre os homens. É comum que surjam manchas na pele de grávidas e de quem usa anticoncepcionais ou está em tratamento de reposição hormonal, pois a variação de hormônios incentiva a produção de mais melanina pelas melanócitos, que darão origem ao melasma.

4. Genética

Pessoas que possuem familiares que apresentam melasma tem mais chances de também ter manchas na pele. Além disso, o melasma é mais comum entre os asiáticos e hispânicos.

5. Sol – Raios UVA, UVB e UVC

Não é a toa que o Sol é conhecido como o maior vilão da pele, além do calor (infravermelho) e luz (luz visível) que produz e sentimos literalmente na pele, o astro-rei afeta a epiderme através dos raios ultravioletas A, B e C. A emissão do infravermelho assim como dos raios UVA, B e C variam no decorrer do ano e, por isso o verão favorece o aparecimento de manchas e o inverno é a melhor época para cuidar da sua pele.

 

Como apagar estas manchas?

Não existe solução definitiva para o melasma, mas o avanço tecnológico e farmacêutico possibilitou uma infinidade de tratamentos para agir contra as manchas. Proteger-se é sempre necessário, além do filtro-solar diário obrigatório para todos os casos, é possível incluir o uso de cremes, sessões de peeling ou laser e de medicações orais que ajudarão a deixar sua pele ainda mais linda.

Como a causa das manchas pode ser uma complexa combinação dos fatores listados acima apenas uma visita ao dermatologista o direcionará para o tratamento ideal.

Marque sua consulta para descobrir como seu melasma pode ser combatido.


Quer conhecer mais sobre sua
pele?
Baixe o eBook com 10 dicas para uma Pele Perfeita.
Ter uma pele bonita e saudável está ao alcance de todos!  clique aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.