Blog

Assine nossos posts.

Cuidados com a pele no verão

Cuidados com a pele no verão

​​Durante o verão, nossa pele deve receber cuidados redobrados. Afinal, o sol e o consequente aumento no índice de radiação ultravioleta e infravermelho podem trazer diversos problemas como queimaduras, envelhecimento precoce e até mesmo um aumento no risco de câncer de pele.

Para evitar as doenças de pele mais comuns no verão como micoses, queimaduras e manchas na pele, devemos adotar medidas simples, como evitar exposição solar excessiva, beber muito líquido e manter a pele hidratada e livre de sudorese excessivo.

Confira algumas dicas para cuidar bem da pele na estação mais quente do ano:

 

1. Para cuidar da pele no verão é preciso estar ciente de que a proteção solar deve ser realizada sempre, mesmo em dias nublados e aparentemente sem sol. Lembre-se que o ideal é não ficar exposto ao sol entre dez horas da manhã e quatro horas da tarde. A fotoproteção física, com uso de chapéus e bonés e escolher ficar na sombra sempre é uma medida muito eficaz. Os filtro solares devem ser aplicados em toda região do corpo que fica “para fora “da roupa. Nunca esquecer dorso de pés, pescoço e orelhas. Os calvos devem proteger o couro cabeludo.

2. Ensinar a prática da fotoproteção. Este hábito deve ser ensinado para as crianças. Os adultos devem ser exemplos e educadores de como se expor ao sol sem se queimar.

3. Uma dica para quem usa muita maquiagem é escolher as que contenham filtro solar, protegendo-se assim dos raios ultravioleta e luz visível. O tipo de maquiagem deve ser escolhido de acordo com o tipo de pele de cada um.

4.  Os pés e as mãos também precisam de cuidados especiais, já que ficam mais expostos a radiação solar nesta estação. Para estas partes do corpo, deve-se utilizar hidratantes específicos que contenham algum grau de fotoproteção.

5. Evitar qualquer procedimento que sensibilize a pele (que a deixe vermelha) antes da exposição solar. Procedimentos como depilação e limpeza devem ser  realizados com ao menos 24 horas de antecedência à exposição solar.

6. Após passar o dia na praia, deve-se tomar banho de água doce para tirar o sal e areia que podem ajudar o ressecamento. A pele seca é mais susceptível a descamação, fissuras e envelhecimento.

7.  A desidratação pode surgir rapidamente e provocar intensa dor de cabeça e boca seca. Assim, recomenda-se beber de 2 a 3 litros de água por dia para manter o corpo hidratado.

Gostou das dicas? Se quiser saber mais sobre como se cuidar no verão e também durante todo o ano, entre em contato conosco!

> Aproveite para baixar o nosso infográfico Poupança do Sol, onde você aprenderá sobre os efeitos cumulativos do sol e outros fatores na pele, além dos diferentes tratamentos e procedimentos indicados no decorrer da vida. Clique na imagem para baixar!

sol pele

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da Clínica Dermatológica